Marketing não é apenas sobre atrair pessoas, ele é sobre pessoas. Primeiramente você precisa conhecer as pessoas, para então descobrir como conseguir clientes pela internet a ponto de mantê-los fiéis a você e seu produto.

Além disso, é sobre encontrar o melhor meio de se comunicar com alguém de uma forma que ele perceba que você tem algo importante para oferecer.

No meio dessa jornada em busca de encontrar a comunicação ideal muitas empresas perdem a essência do marketing, e sem ela não somos capazes de fazer nada além de falar com o vento.

Nesse artigo eu vou te explicar como conseguir clientes pela internet utilizando os 3 processos usados para criar uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente.

Para isso vou utilizar uma frase dita por um dos maiores nomes do marketing mundial.

Perguntaram para Philip Kotler sobre as mudanças no mundo e como isso afetou o marketing e ele respondeu:

“Os profissionais de marketing usam três conceitos centrais. Primeiro, foco no consumidor e em suas necessidades. Quem manda é o cliente.

Em segundo lugar, criar, comunicar e entregar valor sabendo de antemão quais são seus valores, necessidades, percepções e crenças.

Por fim, lembrar que o objetivo final é ter um consumidor satisfeito e encantado. É assim que se conquistam e se mantêm clientes. Isso não mudou e nunca vai mudar.”

Como conseguir clientes pela internet

Passo 1: Quem?

Você deve se perguntar:

Para quem é a sua mensagem? Para quem é o seu produto? Quem você deseja atrair?

E por favor não responda que é para todo mundo. Mesmo as empresas que vendem produtos genéricos como refrigerante, tem um público.

Saber e personificar o seu público é o que chamamos de foco no consumidor.

Ter um produto excelente é fundamental, e fundamental também é saber exatamente quem é o seu consumidor.

Por exemplo, nada frusta mais do que oferecer uma solução para o público errado.

Na hora de pesquisar seu público ideal descreva quem você quer atingir, depois crie uma pessoa fictícia com essas características, vá conferindo as informações conforme você aprofunda sua pesquisa e continue moldando esse “personagem” que você criou.

Às vezes sua comunicação pode estar falhando simplesmente porque você está falando com as pessoas erradas.

A etapa de foco no consumidor é, por muitas empresas, totalmente ignorada, o que pode estar gastando recursos e tempo que não vão trazer retorno porque você mirou para o alvo errado.

Passo 2: O que?

Depois de descobrir quem é o seu público ideal você precisa saber o que ele precisa ouvir de você. Chamamos esse ponto de colocar o cliente em jornada.

Você sabe quem ele é, o que ele pensa, acredita e precisa, agora você deve definir o que você vai entregar de valor.

O mais importante no processo de colocar o cliente em jornada é ouvi-lo.

Uma das maiores frustrações das pessoas que criam um blog/ site, ou qualquer outro tipo de conteúdo é quando elas sentem que ninguém está ouvindo.

Você pode descobrir isso observando seu público, lendo os comentários, feedback, observando o padrão de perguntas.

Crie conexões reais!

Muitas vezes você gosta de uma marca porque ela traduz o seu estilo, ou porque ela carrega os seus valores, as vezes ela supre as suas necessidades, e também acontece de tudo isso funcionar junto.

Quando você como empresa compartilha os seus valores, e eles se encaixam nos valores do seu público, isso aproxima a comunicação.

Passo 3: Como?

Depois que você conhece o seu público e entrega o que ele precisa mostrando quem você é, o próximo passo não poderia ser mais natural, uma vez que ele é uma consequência da sua construção.

Como você vai levar a sua mensagem até o seu público e como você vai conectar a sua oferta com o seu conteúdo?

Seja em blog ou em vídeo, uma imagem, podcast, um desenho, um cronograma. Existem dezenas de formas de entregar valor, o mais importante é entregar VALOR.

Você naturalmente vai ter mais facilidade com um tipo de conteúdo do que com outro, isso é normal, então não fique enlouquecendo tentando entregar conteúdo em várias plataformas sem conseguir fazer nada direito em nenhuma delas.

Muitas vezes as empresas querem ter vários canais de comunicação porque alguém disse que elas deveriam ter, e isso não é exatamente verdade.

Você deve estar na plataforma que for mais estratégica para você e mais confortável para o seu público.

Assim se o seu público está mais interessado em assistir os seus vídeos, foque neles, mas foque estrategicamente, não esqueça que o seu cliente vai entrar na jornada que você determinar.

A maioria das empresas reclamam que não vendem, mas não as vejo oferecendo nada, apenas entregando conteúdo sem estratégia.

Portanto lembre-se que você constrói o caminho, o cliente só segue pela estrada que você determinou. Então construa o caminho estrategicamente, pois é esse o momento que vai definir se você conseguirá mais clientes de forma inteligente e eficaz!

E para te auxiliar como complemento criei um e-book completo que irá te mostrar os 4 Pilares essenciais que você pode colocar em prática ainda hoje.

Um guia prático e objetivo capaz de fazer com que os seus clientes te encontrem nos principais canais utilizados pelas empresas que estão sendo encontradas e desejadas na internet.

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