Como montar sua campanha de vendas online em 4 passos para qualquer empresa
Antes de tudo quero desmitificar a crença de muitos empresários que ainda não ganham dinheiro com seu produto ou serviço pela internet somente por não ter como montar uma campanha de vendas online.
Alguns empresários duvidam se o seu negócio pode ser vendido na internet. A verdade é que não criaram estrategicamente uma campanha de vendas online!
Neste artigo eu vou compartilhar com você os bastidores do processo de criação de campanha de vendas online em 4 passos!
O maior erro dos empresários e profissionais de vendas é o de não parar para descobrir o real motivo que levam as pessoas a comprarem seu produto ou serviço.
Afinal por que as pessoas compram?
David Ogilvy, um dos maiores nomes no mundo das vendas, dizia o seguinte:
As pessoas compram aquilo que fazem com que elas se sintam bem consigo mesmas
Ou seja, a sua campanha precisa criar conexão com o seu público e construir confiança, isso significa que precisa escrever uma Copy com qualidade.
Sempre que você se sentar para escrever uma Copy, montar uma oferta e desenhar uma campanha, lembre-se: Conexão e Confiança.
O que significa criar conexão com a sua audiência?
De uma maneira bem simples e direta, criar conexão com o seu público significa falar algo que gere o seguinte comentário: Essa é a minha realidade.
Então para persuadir alguém a fazer algo ou comprar algo, você deve usar a linguagem dessa pessoa. Esse é um dos principais fatores de conexão, o uso da linguagem correta.
Mas como fazer do jeito certo?
Campanha de vendas online em 4 passos
Passo 1: Faça uma Excelente Pesquisa
O que eles realmente querem?
O que eles realmente estão procurando?
Eu vou listar algumas razões que motivam a ação de compra. O seu papel é descobrir como o seu produto/serviço responde a cada um desses desejos.
As pessoas compram algo que os deixe mais atrativo. Como o seu produto ou serviço pode fazer isso?
As pessoas compram para se sentirem importantes. Como o seu produto ou serviço pode fazer isso?
As pessoas compram algo que as façam ganhar mais dinheiro. Como o seu produto ou serviço pode fazer isso?
As pessoas compram para economizar dinheiro. Como o seu produto ou serviço pode fazer isso?
As pessoas compram para economizar tempo. Como o seu produto ou serviço pode fazer isso?
As pessoas compram para se sentiram mais seguras. Como o seu produto ou serviço pode fazer isso?
As pessoas compram para se sentirem diferentes. Como o seu produto ou serviço pode fazer isso?
As pessoas compram para alcançarem um status superior. Como o seu produto ou serviço pode fazer isso?
Identifique os itens que se aplicam ao seu negócio e consiga as respostas!
Essas são as informações que devem ser coletadas antes de escrever a primeira frase de uma copy.
Passo 2: Crie um GANCHO Para a Sua Campanha
Aqui seria a mensagem principal. O que a sua comunicação quer deixar claro?
Qual é o gancho da sua campanha atual?
Qual a mensagem que fica clara quando você fala sobre o seu produto ou serviço?
Comerciais de Tv são boas referências para exemplificar neste ponto, a empresa tem normalmente 30 segundos para responder as perguntas a cima. Comece a prestar atenção qual é o gancho que essas empresas querem passar.
Passo 3: Crie Sua Copy!
Depois de criar o Gancho da sua campanha você deve partir para a criação da sua copy.
Essa copy irá acompanhar todas as fases da sua campanha. Desde a copy para os seus anúncios, copy para a oferta, convites para aulas, materiais gratuitos, etc.
Muitas pessoas tentam criar uma copy simplesmente colocando frases de efeito ou promessas abertas.
Todas as Copys precisam inicialmente descrever o estado atual e depois apresentar o estado desejável.
Isso significa que a melhor maneira de escrever uma copy consiste em iniciar falando de um problema que gere conexão com o problema do público e apresentar uma descoberta que permita que o seu público encontre a solução.
A estrutura é: Eu começo falando de um problema, apresento uma descoberta e mostro a solução.
3 grandes erros que podem destruir sua copy:
– Ser muito confusa, com mensagens aleatórias e sem estrutura
– Ser muito exagerada, com promessas irreais e difíceis de acreditar
– Chata demais, com palavras que não condizem com seu público por exemplo
Passo 4: Monte Sua Campanha usando 4 Pilares
Existe algo fundamental para qualquer empresa que deseja vender usando a internet que é ter uma presença online.
Uma presença online completa consiste em estar presente nos 4 grandes pilares.
01 Busca
02 Mídias Sociais
03 E-mail
04 Conteúdo
Enfim toda empresa que consegue ser encontrada nos mecanismos de buscas, tem uma boa presença nas mídias sociais, sabe criar uma lista de e-mails e produz conteúdo é capaz de vender através da internet.
Como resultado quando você tem nas suas mãos os dados da pesquisa, criou o gancho e fez uma boa Copy, você tem tudo o que precisa para criar artigos, imãs digitais, vídeos de vendas, páginas de captura e consequentemente uma EXCELENTE CAMPANHA DE VENDAS ONLINE!