Estratégias de marketing de conteúdo
Se você quer vender usando a internet, você precisa de estratégias de marketing de conteúdo.
O conteúdo é o que move a internet. Conteúdo te ajuda a gerar mais visitantes, mais leads e mais vendas.
…Não tem como discutir!
Porém, há dois tipos de conteúdo:
- os que geram visitantes qualificados, leads qualificados e faturamento de verdade.
- os que geram visitantes não tão qualificados assim, leads não tão alinhados com o seu público e como resultado, não geram vendas.
Nesse artigo eu quero te ensinar a criar conteúdo que se transformem em faturamento e como você pode criar campanhas de monetização usando o conteúdo como base.
Como evitar perder tempo e dinheiro com conteúdo que não vendem?
- Existe uma estratégia para criar conteúdos que vendem;
- E existe a maneira comum de criar conteúdos que tem um potencial de vender;
E isso são coisas bem diferentes.
Na opção 1 o seu texto tem o claro objetivo de gerar vendas.
Na opção 2 existe um potencial que algo aconteça após o leitor consumir seu conteúdo.
Por razões óbvias eu recomendo que você se concentre em criar conteúdos com o propósito de gerar vendas, mas isso não significa criar um conteúdo superficial ou pobre em valor. Estou falando sobre usar a estrutura certa e pensar em cada pedaço do seu conteúdo como uma jornada perfeita que leve o seu público a aprender algo que o leve a tomar uma ação.
Muito cuidado ao investir tempo e dinheiro na produção de conteúdo. Se você quer transformar conteúdos em faturamento ou artigos em vendas, você vai precisar de um processo validado.
A melhor maneira de evitar esse prejuízo é respondendo a seguinte pergunta:
Por que não buscamos por informações na internet?
E a resposta é:
Não consumimos conteúdo para aprender algo que seja útil para solucionar problemas.
Método
Aqui entra o método para transformar conteúdo em faturamento.
Segue os passos para você criar suas próprias estratégias de marketing de conteúdo
Passo 1: Selecione o Problema Central que você irá ajudar a resolver com o seu conteúdo.
O primeiro passo para transformar um conteúdo de marketing em faturamento é criar uma linha editorial focada em resolver problemas entregando soluções.
Um conteúdo que resolve um problema precisa seguir a seguinte estrutura:
– Promessa
– Problema
– Causa
– Solução
A maioria dos artigos se concentram em entregar dicas, mas não se concentram em apontar a raiz do problema, apontar uma causa e mostrar uma solução completa.
E é exatamente isso que você precisa aprender.
Depois de fazer uma promessa para o leitor e explicar a situação atual dele, chegou o momento de entregar o grande valor do seu conteúdo que é a CAUSA do problema.
Passo 2: Revele a Causa do Problema Para o Seu Leitor
A primeira parte do seu texto irá apresentar a promessa e o problema. Você não precisa prolongar muito nessa parte.
Apenas mostre de maneira clara e objetiva que tipo de problema você pretende ajudar o leitor a resolver.
A terceira parte do conteúdo é algo que você precisa demorar um pouco mais. Esse é o momento de apresentar a CAUSA do problema. Nesse momento do artigo você precisa mostrar para o leitor o motivo.
A apresentação da Causa precisa estar diretamente ligada a oferta do seu produto.
Nunca esqueça disso!
O seu conteúdo está falando de um problema que o seu produto irá resolver, portanto, a causa do problema precisa ser completamente solucionada pelo seu produto.
Passo 3: Apresente a Solução e Faça uma Oferta
A solução irá representar boa parte do seu conteúdo. É nessa fase que você irá ensinar o seu público a seguir um caminho específico.
Os melhores formatos de conteúdos são aqueles que permitem que o leitor faça uma descoberta e tenha um próximo passo a seguir. A solução é mostrar na prática como o leitor pode seguir a sua orientação após a descoberta.
É nessa fase que você deverá apresentar os passos, pilares, para o seu público seguir.
Após entregar o conteúdo é o momento de fazer uma chamada de ação mais direta, algo que tenha relação com o que você acabou de ensinar.
Conclusão
1 O Conteúdo só gera vendas se você fizer do jeito certo e na estrutura correta;
2 Muitas pessoas estão perdendo tempo e dinheiro com conteúdos feitos da maneira errada;
3 Você precisa criar uma linha editorial baseado em Problemas Centrais;
4 TODOS os seus conteúdos precisam gerar descobertas no seu público;
5 TODOS os seus conteúdos precisam apresentar um manual para solucionar o problema que tenha relação direto com o seu produto/serviço
Chega de ficar escrevendo artigos que geram likes, compartilhamentos, mas não geram lucro para a empresa.
Chega de gastar horas produzido conteúdos com listas, tutoriais e inúmeras informações que no final das contas não ajudam o cliente a tomar uma decisão.